A importância dos KPI’s no planejamento estratégico da empresa!

Início de um novo ano! 2017! Um bom ano pra mim, um bom ano pra nós. Nessa troca de ciclo, uma das necessidades de uma empresa é rever, ou criar, um Planejamento Estratégico. Grandes empresas abrangem planejamentos com anos á frente do presente, mas, a maioria, pela praticidade, trabalha com um planejamento anual. E há aquelas que preferem a agilidade do planejamento trimestral. Não há certo ou errado, desde que o planejamento seja bem montado.

gcsnospexfs-william-iven

Se me permitem simplificar, uma estratégia de negócios começa com o estabelecimento de um objetivo. A partir dele são criados planos de ações para que o objetivo seja alcançado. Com o plano de ação, consegue-se verificar quais recursos serão necessários e as pessoas que serão envolvidas nas operações.

Do plano á execução.

Criado-se um plano, onde foi pensado em todas as variáveis, que seja uma realidade dentro da capacidade da empresa, ela fica preparada para atingir seu objetivo. Porém, tão importante quanto o planejamento é a execução.

Ora, de nada adianta ter um excelente plano, se não for executado! Parece óbvio, mas é muito comum que as diretorias prepararem um plano, mas, ao exemplo de um planejamento anual, ao chegar no oitavo mês, perceberem que estão distantes de alcançar o objetivo. E é muito comum descobrir que a causa foi que não respeitarem o plano que criaram.

Como evitar isso? Conhecimento e acompanhamento!

As pessoas que estão envolvidas no planejamento, devem, obrigatoriamente entender bem o plano. Não só conhecer, mas entender. Quando entendemos um plano, sabemos da importância de cada parte do plano e sabemos o que fazer em qualquer situação.

E onde entra a importância dos KPI’s?

Tem-se um excelente plano de ações. Recursos suficientes. Pessoas capazes de executar. O que falta? Acompanhar! Acompanhar! E…? Corrigir desvios o mais cedo possível!

Para acompanhar a execução de um plano e saber se iremos atingir um objetivo temos que criar indicadores para o plano. Esses indicadores são chamados de KPI’s, abreviação de Key Performance Indicator, ou, Indicador Chave de Desempenho ou Métrica Chave de Desempenho.

chart-ti

Seu nome já diz: Métrica Chave. Um bom KPI indica se sua empresa está perto ou longe do objetivo traçado. Ele é capaz de indicar se a empresa está dentro do plano de ação ou fora. Eles devem existir desde o início, e se alinhado com a Gestão à Vista, sua empresa será capaz de tomar providências imediatas quando ocorrer desvios que podem prejudicar a execução do plano estratégico. Sem dúvida, é uma ferramenta poderosa na operação da empresa.

Na semana que vem explicarei como criar um bom KPI com exemplos práticos.

Fique atento a mais assuntos sobre #BusinessIntelligence, #GestãoÀVista e assuntos relacionados, inscreva-se http://bit.ly/bv-signup.

Compartilhar:

Um comentário sobre “A importância dos KPI’s no planejamento estratégico da empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *